Land Lousã


PRESSÃO DOS PNEUS VERSUS COMBUSTÍVEL NUM 4X4 by Parola Gonçalves
09/02/2007, 18:17
Filed under: NOTICIAS

Este artigo vinha numa revista  inglesa da especialidade de Land Rovers.

Feita a tradução espero , que o artigo possa ajudar.

       Pneus e Pressão           

 À medida que atravesso a A14, tenho tempo mais do que suficiente para especular acerca dos resultados desta secção específica deste nosso passeio económico.           Vou fazer três viagens ao longo da A1 e da A14: uma com pneus de todo-o-terreno-AT- a 26 psi; outra com pneus de lama-MUD- a 18 psi; e uma última com pneus de lama-MUD- a 26 psi, para estabelecer a diferença que provoca o uso de diferentes tipos de pneus na sua economia do combustível.           O primeiro facto a desvendar é quanto combustível o 90 gasta, quando adaptado a pneus BF Goodrich All Terrain 265/70 R17. Habitualmente, uso os todo-o-terreno (TTs) a 26 psi, pois permitem-me o melhor equilíbrio entre condução em estrada e agilidade fora desta.          

 A razão que me leva a testar os pneus de lama (PLs) a 18 psi é que pretendo  simular uma viagem de regresso a casa, depois de uma sessão de off-road; é prática comum deixar os pneus em baixo, de forma a ter uma maior aderência no fora-da-estrada.          

 A primeira paragem serve para atestar o depósito, antes da viagem de hora e meia. Após 79.7 milhas de passeio aborrecido e firme na autoestrada, o depósito está novamente cheio. O 90 só tem usado 2,52 galões de gasóleo, o que perfaz 31.6 milhas por galão (mpg).De quanto se servirá, uma vez adaptado aos BF GoodRich 265/75 R16 para lama? São os pneus preferidos de quem pratica TT como passatempo, mas o seu design indica que produzem maior “arrastamento” em estrada de alcatrão.           

Apesar dos PLs que pedi emprestados, serem de um tamanho diferente dos TTs do 90, o diâmetro é practicamente idêntico – 31.5 polegadas.          

 A Nene Valley também me emprestou umas jantes brilhantes FreeStyle com a borracha iónica Goodrich. Estas rodas são feitas especialmente para a empresa de Nothamptonshire, e ficam completas com tampas que se adequam aos Defenders com travões a tambor.          

Passados alguns minutos, estou de volta à estrada para uma segunda volta – desta vez, com os pneus a apenas 18 psi. Quero descobrir quanto combustível é desperdiçado, se te esqueceres de voltar a encher os pneus depois de um passeio em terra, como acontece a tantas pessoas.          

Depois de outras 80 milhas nas A14 e A1, descubro quanto gasóleo foi devorado pelo 90. Encher o depósito revela que o Land Rover tem, de facto, andado a beber muito mais, quando comparado com a minha primeira viagem.           Desta vez, o depósito aceita uns 2,89 galões, depois de percorrer umas 77.4 milhas. Os supermacios pneus de lama indicam umas decepcionantes 26 mpgs. O Defender cobre agora menos 4.8 milhas a menos, por cada galão que sorve.         

  À medida que encho os pneus de lama até 26 psi para a uma terceira e última volta, espero que o consumo de combustível seja mais adequado!         

  Pela última vez hoje, volto pela A1 e novamente pela A14. O nível de tráfego aumentou, porém consigo manter um ritmo suficientemente aborrecido. Mais 90 minutos volvidos e volto a encher o depósito.          

Apenas consigo persuadir 2.71 galões a mudarem-se para o depósito do Defender. Tal significa que, após 79.4 milhas com pneus de lama a 26 psi, a economia ao nível do combustível aumentou. O 90 atinge agora umas 29.4 milhas por galão.          

 Descobri que andar com pneus de todo-o-terreno leva-te 2.3 milhas mais longe quando comparado com o andar com pneus de lama à mesma pressão. Isto equivale a poupar 167 libras por ano. Ainda melhor, a diferença entre rodar todo-o-terreno a 26 e pneus de lama fora da estrada a 18 psi é enorme. 15’000 milhas a 4.50 libras por galão depois, pouparás cerca de 382 libras por ano. Algo que te dará que pensar quando comprares o teu próximo conjunto de pneus… 

POUPA 382 LIBRAS POR ANO – baseado no estudo feito com um Defender 200Tdi 90, 15’000 milhas em estrada, por ano. *** Enche sempre os pneus, depois de passeios fora de alcatrão*** Considera comprar um segundo conjunto de pneus

*** Se apenas sais do alcatrão ocasionalmente,pneus todo-o-terreno talvez façam mais sentido do que pneus para lama. Se nunca saires do alcatrão, pneus de alcatrão serão uma escolha ainda mais acertada.

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1 Comentário

li e fiquei esclarecido.. apesar de pensar neste assunto, nunca o vi em valores concretos.. já vou escrever na pala de sol do defender, para saber os valores qd sair do monte..

abraço

Comentar por Malamack




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