Land Lousã


MINAS DE OURO DA CUF – RODA CIMEIRA by Parola Gonçalves
20/06/2009, 18:10
Filed under: LANDLOUSÃ

cuf

Historiadores afirmaram que o principal factor que levou vários povos a habitarem esta zona da Serra da Lousã, foi a exploração das minas de ouro, prata, cobre e outros metais aqui existentes. Os Romanos chegaram a zona da Roda Cimeira por volta de 600 anos d.C. para explorar as minas ricas em ouro da “Escádia Grande”, localizadas ao longo da ribeira do Sinhel, junto á Roda Cimeira.

Hoje este Património de Arqueologia Industrial, está ao abandono total, sendo uma boa aposta para avaliar das suas capacidades de Navegação e Orientação.

Basta para isso ter as cartas militares nºs  252 e 253. Aproveite ainda para visitar as Aldeias do Xisto das redondezas, o Santo António da Neve e o Parque da Oitava.

Qualquer dúvida landlousa@gmail.com

Inté.

Anúncios

8 comentários

Ora aí está algo de completamente novo para mim!
Desconhecia tal coisa. Mais um local a conhecer!

Comentar por Artur Ferrão

Boas.
Que tal sábado fazer um Track desde a Lousã às Minas, com almoço depois na Oitava. Saída pelas 10.30 horas dos Bombeiros da Lousã. Fica o Desafio.
Inté.

Comentar por Parola Gonçalves

Era uma excelente ideia, mas Sábado tenho um aniversário pelos lados do Luso. Acho que vai ter de ficar outro dia. E até dia 6 as coisas estão demasiado ocupadas para meu gosto.
Abraço.

Comentar por Artur Ferrão

..estive lá hoje (2-7-2009), com um amigo…já lá não ia há trinta e tal anos…nessa altura a(s) casa(s) de pessoal estava(m) de pé ..havia por lá umas vasilhas de barro semelhante a cântaros, e muitos papeis com nomes de pessoal da mina…num deles constava o nome dum tio dum dos parceiros dessa visita, da Lousã…tínhamos 16 ou dezassete anos ( agora vão cá 56) e dava ideia que mina tinha sido desactivada havia pouco tempo ( uma dúzia de anos ?) ….

Comentar por Aristides adão

Boas.
Aristides, fico contente por te ver por aqui.As Minas podem ser ainda um ponto de visita do pessoal que gosta da Serra da Lousã.

Comentar por Parola Gonçalves

Essas minas de que falam são as minas da Escádia Grande, que ficam próximas de Roda Cimeira,exploradas desde os romanos ?

Comentar por Artur Neves

Boas.
Neves , são essas Minas mesmo.
Inté

Comentar por Parola Gonçalves

Obrigado pela informação.

Comentar por Artur Neves




Os comentários estão fechados.