Land Lousã


ARGÉLIA 2011 ATÉ TAMANRASSET by Parola Gonçalves
11/08/2009, 10:36
Filed under: ARGÉLIA

Boas.

As boas novas que chegam da Argélia, nomeadamente do Chris Scott e do J. Gandini, começam a despertar a vontade de voltara a Argélia e nomeadamente a Tamanrasset ou Tam como todos a gostam de chamar.

Tam é a cidade mais isolada da Argélia, fica a mais de 2000 kms de Argel, e a menos de 300 kms da fronteira com o Niger.

Penso que todo o Aventureiro ou Expedicionário devia ir pelo menos uma vez a Tamanrasset, porque é ali que começa o Tenerée e a imensidão do nada. Pessoalmente já estive em 1993 cinco dias em Tamanrasset numa altura crítica em que o fundamentalismo estava no auge mas em Tamanrasset a situação era mais calma, já que o misto de culturas se aglutinavam a procura de bens para troca, para partir para o Niger, Mali e Tchad, em grandes caravans de camelos.

Uma Expedição destas tem de ser bem elaborada e estruturada e nada melhor que começar a recolher elementos e testemunhos vivos actuais.

A proposta é a seguinte:

Ida:

Oran»»Mascara»»Tiaret»»Ain Deheb»»Aflou»»Ghardaia»»El Goléa»»Fort Miribel»»In Salah»»»»Tamanrasset.

De Tamanrasset haverá “Drivings” pelas redondezas com visita a Ermita do Padre Charles Foucauld nas Montanhas do Hoggar e a Silet.

Regresso:

Tamanrasset»»Fort Flatters»»Ouargla ou por Pista até Fort Miribel»»Ghardaia»»Laghouat»»El Bayahd»»Saida»»Sidi Bel Abbes»»Oran.

De El Goléa a Tamanrasset a Pista paralela a N1 é uma opção consistente em terra de ninguém.

Fiquem bem.

Inté.

Argelia

Anúncios

9 comentários

Concerteza que esta expedição vai ser feita mais ano menos ano, pois a vontade de lá voltar é tão forte e a descrição tão rica que ficamos todos sem dúvida, com curiosidade de conhecer esse mundo longínquo onde começa o Tenerée e a imensidão do nada.

Aqui fica a sugestão de alguns livros para se irem preparando: Majâbat Al-Koubrâ – O Fascínio do Deserto, de:Théodore Monod; Sahara Overland: A Route and Planning Guide, de Chris Scott.
________________________________________

Comentar por Rosa Maria

Quero saber as dadas para marcar as férias.
inté
Carlos Costa

Comentar por Carlos Costa

Boas,
cá em casa existe uma vontade imensa para conhecer essa dimensão, uma visão desconhecida que muito ambicionamos presenciar. Já sabe, pode contar com mais 2 para mais uma expedição que será inesquecível…mas agora, é tempo de análise e planeamento, essa parte tão importante para que uma expedição corra bem…assim ela possa ocorrer, quando puder ser. Estamos cá para ajudar, Mestre!
Fiquem bem.

Comentar por Ana França

Boas.
Clicando no mapa temos acesso a um Fórum que nos alerta para as dificuldades da Expedição. Mas ainda recentemente um italiano fez de mota as Pistas mais inóspitas e como tal não teve tantos aborrecimentos.
Inté

Comentar por Parola Gonçalves

Bom programa !!
Parece que vou poder encaixar isso em 20011!!
Vamos digerir bem isso.
Se é para ir ….. Vamos!! Eu sigo para Maputo !!

Comentar por paulobre

Boas.
Vais deslumbrar com o Tanezrouft e com o Tenerée.
Nada igual a Marrocos, pessoas, deserto, polícia e cidades.
Inté.

Comentar por Parola Gonçalves

Andas com vontade… hehehehe

Comentar por Francisco Fernandes

Maluqueira.. lolo..
Que ei-de eu dizer.. 🙂 Siga!

Comentar por Luis Vidal

Boas.
Quando de vires no Deserto de Tanezrouft e no Tenerée com o “BriCo” vais ver quando é duro e quanto doí.
Já estás na lista. Penso que o JC tem este desejo de ir a Argélia e temos de ir, tanto mais que ainda não regressei de lá.
Inté.

Comentar por Parola Gonçalves




Os comentários estão fechados.