Land Lousã


Capturar ecrãs do dispositivo GPS Garmin. by joaocarloscardoso
21/02/2010, 19:08
Filed under: CARTOGRAFIA

Poder capturar os ecrãs do dispositivo GPS para efeitos de documentação pode ser algo bastante interessante.

Nos novos modelos da Garmin (Oregon, Dakota e Colorado), muita da sua informação é armazenada em ficheiros, os quais podem ser transferidos de e para um computador. Na verdade aqueles dispositivos uma vez ligados ao computador pela porta USB comportam-se como mais um dispositivo de armazenamento amovível.

Assim, e para realizar tal operação, o utilizador só tem que aceder ao menu principal e executar os passos a seguir descritos:

  • Tocar nas opções Configur > Ecrã > Captura de ecrã > ligado;
  • Aceder ao ecrã que pretende capturar;
  • Premir o botão de alimentação.

A imagem é então armazenada na pasta \Garmin\scrn. Para a transferir basta ligar o dispositivo ao computador através da porta USB.

Nos modelos mais antigos, como os Garmin 60CSx ou 278, o processo de captura do ecrã depende de um componente ou aplicação intermédia (software), uma vez que aqueles dispositivos armazenam toda a informação internamente e não é possível aceder-lhe directamente.

Tal “peça” de software designa-se xImage software version 2.3 e pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação: http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=545

A sua maior limitação reside no facto do dispositivo GPS ter que estar ligado ao computador. Depois, tudo fica mais simples:

  • Aceder no dispositivo GS ao ecrã que pretende capturar;
  • Executar a aplicação xImage;
  • Identificar o dispositivo;

  • Definir a operação: receber/enviar imagem (o xImage permite também ao utilizador actualizar certas imagens do dispositivo como seja o splash screen ou os símbolos dos pontos de interesse (waypoint) ;

  • Especificar o tipo de imagem a receber;

  • Seleccionar a pasta onde será a armazenada a imagem (no formato bitmap);

O resultado de um teste pode ser visto a seguir:

Anúncios

2 comentários

Ninguem imagina o que eu já aprendi sobre gps´s com o Parola, não nos conhecemos mas deixo-lhe um grande abraço e um muito obrigado.

Comentar por Mario Xavier

Boas.
Nós por cá agradecemos, e é isso que nos leva a todos os dias procurar novas coisas para partilhar, nomeadamente o Grnade Mestre joão Cardoso.
OBrigado.
Inté

Comentar por Parola Gonçalves




Os comentários estão fechados.