Land Lousã


TÚNEL GHAR ZA’BEL VERSUS LEGIONÁRIO by Parola Gonçalves
23/09/2010, 09:59
Filed under: MARROCOS

 

              O Túnel do Legionário também chamado de Túnel Ghar Za’Bel, fica na famosa N 13, antiga P 21 entre Rich e Ar-Rachidia.

                Esta obra de engenharia foi realizada pela Legião Estrangeira durante a vigência de Protectorado Francês em Marrocos, para permitir o avanço das tropas para as regiões mais a sul e sudeste.

                Este Túnel foi escavado na  rocha calcária à “pá e pica” e tem aproximadamente 50.00 mts de comprimento, 10.00 mts de largura e cerca de 10.00mts de altura.

                 Hoje, o Túnel mantém as características originais, pese embora algumas adaptações ao tráfego actual, nomeadamente às regras de trânsito.

                O Túnel abre-se como que uma porta para as Gargantas do Ziz, fazendo como que de repente, fossemos contemplados com uma paisagem fantástica de palmeirais, Kasbah’s e vales profundos.

                A sua importância estratégica advém do facto de permitir uma rápida ligação entre o norte e o sul de Marrocos, pelo que durante todo o ano é vigiada por soldados, como ponto estratégico que é segundo as normas do Reino de Marrocos.

                Logo a saída do Túnel, para quem segue para o sul, há um Miradouro com vistas para o Oued Ziz, bem como um Aubergue para ficar.

                 A localização GPS é 32º 10,001 N 04º 22,003W.

                Fica mais esta sugestão LandLousã.

Uma foto do Nuno Santos da nossa passagem pelo Túnel a caminho de Merzouga em que o Defender Td5 do Fredy Malta torna o Túnel mais espectacular, ehehehhe.

Anúncios

2 comentários

Deve ser realmente espetacular o contraste de um lado e do outro desse túnel, esse que na minha terra se chama “furado” por exactamente ter sido perfurado na rocha à “mão”.
Continuem a partilhar esses pontos de interesse, e a abrir o apetite para aqueles que anseiam por os descobrir

Comentar por José Miguel Freitas

Boas.
A partilha tem sido o nosso lema e vamos continuar assim, penso eu.
Inté

Comentar por Parola Gonçalves




Os comentários estão fechados.