Land Lousã


RECUPERAÇÃO DA ENVOLVENTE À CAPELA DE SÃO LOURENÇO by Parola Gonçalves
06/10/2010, 18:39
Filed under: LANDLOUSÃ

 Boas.

Introdução.

                As Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, desde sempre estiveram arreigadas as Festas Religiosas, sendo importantes as capelas de Catarredor, das Silveiras e Chiqueiro.

                Do ponto de vista das práticas religiosas a Ermida da Sr.ª da Piedade seria o elo de ligação com o Vale, a meio caminho entre este e a Serra. Neste contexto é de referir que, de

entre os nove lugares havia subgrupo de três com festa comum e baile separado se o Lugar tivesse gente para tal.

                Esta trilogia, segundo alguns está ligada á ideia da Santíssima Trindade. Assim a Capela do Catarredor incluía os lugares do Candal e Vaqueirinho; a Capela das Silveiras incluía as Silveiras (de Baixo e de Cima) e a Cerdeira e a Capela do Chiqueiro que incluía os lugares de Talasnal e Casal Novo.         

                As festas eram a altura em que se vestia “o melhor fato” e com mais um pouco de esforço se comia a caçoila de chanfana, para além dos bailes populares com concertineiros.

                Assim, em 1947 é construída a Capela de São Lourenço, em local mais acessível que a antiga Capela, entretanto destruída pelo violento incêndio que assolou a Serra da Lousã a mais de 30 anos. Hoje são umas ruínas, cheias de mato e silvas.

                A Festa de S. Lourenço, na Aldeia Serrana da Silveira, é (era) em Agosto.

                Era uma das Festas dos Povos da Serra. Com as Aldeias desertificadas, as Festas eram o ponto de reencontro, de realização de negócios e muitas vezes de resolução de questões.

                A Festa de São Lourenço é (era) uma das mais importantes da Serra e caracteriza – se pela vertente religiosa – S. Lourenço (saída Capela, seguida de uma pequena procissão e regressa à Capela), e pela vertente popular, havendo lugar a “pic – nic” e ao Encontro Anual de Tocadores de Concertina, havendo baile popular tradicional.

                Mas, em 2010, não houve Festa, o Santo não saiu a rua em Procissão, porque os mais idosos vão partindo e os mais novos, quase que esqueceram a tradição.

Proposta.

                Assim, porque o espaço envolvente à Capela e os edifícios de apoio estão em abandono, o LandLousã, pretende levar a efeito no dia 23 de Outubro, uma limpeza do local e a recuperação de alguns equipamentos, nomeadamente WCs e grelhadores, bem com a limpeza da Fonte.

                Portanto se quiseres aparecer e colaborar nos trabalhos contacta-nos para landlousa@gmail.com.

                Já temos algum material, como telhas, lavatórios, torneiras, cal, tintas de esmalte, precisamos de mão-de-obra e carrinha de caixa aberta com andaimes.

Data.

Dia 23 de Outubro, a patir das 10.00 Horas até ao final do dia.

Local: Capela de São Lourenço, vamos providenciar para que os ligeiros cheguem ao local sem problemas.

Bucha: Sardinha assada no borralho, com batatas cozidas, broa de Serpins e tinto do mais barato e Água da Fonte de São Lourenço.

Inté.

Apoios:

– Câmara Municipal  da Lousã

– Junta de Freguesia da Lousã

– Baldios da Lousã

– Cerâmica Estrela D’Alva

Anúncios

3 comentários

Vou lá estar!
Vou converter-me e pagar os meus pecados

Comentar por Bre

Boas.
Bem espero que apareças, já que é para trabalhar.
Inté

Comentar por Parola Gonçalves

só se não poder….

Comentar por tope




Os comentários estão fechados.