Land Lousã


Arquitetura SiRFstarV e plataforma SiRFusion by joaocarloscardoso
04/04/2012, 16:35
Filed under: CARTOGRAFIA, LANDLOUSÃ

A arquitetura SiRFstarV e a plataforma SiRFusion são os últimos desenvolvimentos da empresa britânica CSR (Cambridge Science Park), líder no desenvolvimento de chips de controlo GPS.

Segundo o fabricante a arquitetura SiRFstarV introduz um novo conceito nas áreas de localização e navegação. Em lugar de depender apenas da rede norte-americana GPS para determinar o posicionamento do dispositivo recetor, a nova arquitetura passa a recolher informação em tempo real proveniente dos satélites das redes GPS, Galileo, Glonass e Compass, a par de sistemas rádio (como Wi-Fi, 2G, 3G ou 4G).

Tira também partido dos sistemas SBAS (satellite-based augmentation system), os quais se destinam a melhorar a um nível regional o sinal de satélite a partir de estações terrestres:

  • Wide Area Augmentation System (WAAS), gerido pela FAA (United States Federal Aviation Administration);
  • European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS), gerido pela Agência Espacial Europeia;
  • Multi-functional Satellite Augmentation System (MSAS), gerido pelo Ministério japonês da Agricultura, Infraestruturas e Transportes (JCAB);
  • Quasi-Zenith Satellite System (QZSS), proposto pelo Estado japonês;
  • GAGAN, sistema proposto pelo Estado indiano;
  • System of differential correction and monitoring (SDCM), proposto pelo Estado russo;
  • Satellite Navigation Augmentation System (SNAS), proposto pelo Estado chinês;
  • Wide Area GPS Enhancement (WAGE), gerido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (utilização militar);
  • StarFire navigation system, sistema comercial gerido pela empresa John Deere;
  • Starfix DGPS System e OmniSTAR, sistemas comerciais gerido pela empresa Fugro.

Tal como já sucedia ao nível da arquitetura anterior (SiRFstarIV), tem ainda associada sensores MEM, de modo a melhorar o posicionamento, especialmente em zonas interiores (situações de indoor), já que a última posição fiável é guardada em memória e utilizada até que sejam recebidos de novo sinais de satélite ou rádio.

Cabe à plataforma SiRFusion a combinação em tempo real da informação proveniente desta multiplicidade de fontes, gerando não só posicionamentos mais precisos como melhorando a disponibilidade dos sistemas em zonas de indoor.

Dada a lenta penetração que temos vindo a verificar por parte do SirfStarIV junto mercado, é bem provável que nos próximos anos o salto ocorra já para o SirfStarV (e respetiva companhia: SiRFusion).

Anúncios
Comentários Desativados em Arquitetura SiRFstarV e plataforma SiRFusion





Os comentários estão fechados.